quarta-feira, 18 de maio de 2011

PISO SALARIAL - MAIS UMA VITÓRIA!


 A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprova o projeto que garante piso salarial para técnicos industriais.

Valor será de R$ 1.940,00 corrigido pelo IGP-M - p/6 horas de trabalho

O dia 11 de maio de 2011, ganha mais um espaço na história dos técnicos. Dirigentes da FENTEC, ATABRASIL, OITEC e SINTEC-RS comemoraram a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 2861/08. O relator na CCJ, deputado Osmar Serraglio, foi favorável à aprovação do projeto, que já havia sido aprovado pela Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara. Ele fez questão de destacar, no seu relatório, a participação efetiva das Entidades representativas dos Técnicos Industriais e Agrícolas na defesa da proposta.
O próximo passo do projeto: será remetido ao Plenário da Câmara, onde deverá ser pautado para votação e aprovação em plenário. Os técnicos agradecem o apoio recebido por vários deputados, especialmente o presidente da Câmara dos Deputados – Deputado Marco Maia e dos Deputados Vilson Covatti e Vieira da Cunha, que foram fundamentais, nesta etapa, para a aprovação do Piso Salarial dos Técnicos.

78 comentários:

  1. To pensando em fazer edificações, técnico industrial é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Viviane

      Dentro da Lei 5.524 esta contemplada a profissão de técnico em edificações. A resposta é sim
      Atenciosamente
      SINTEC-BA
      www.sintec-ba.org.br

      Excluir
  2. Boa Noite Viviane, obrigado por participar do blog, segue a resposta de sua duvida.

    Técnico Industrial é o profissional que possui formação escolar, obtida através da conclusão de curso regular e válido para o exercício da profissão e, diplomação por escola oficial autorizada ou reconhecida, de nível médio, regularmente constituída nos termos da Lei nº 4.024, de 20 DEZ 1961.

    A área de atuação deste profissional é muito ampla, sendo as mais comuns as seguintes:

    Edificações;
    Eletrônica;
    Eletrotécnica;
    Mecânica;
    Química;
    Saneamento;
    Telecomunicações.
    Como atribuições genéricas do Técnico Industrial, podemos citar:

    Conduzir a execução dos trabalhos de sua especialidade;
    Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos, pesquisas tecnológicas,compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;
    Orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalação;
    Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com a respectiva formação profissional.

    ResponderExcluir
  3. Sou técnico em Edificações, me formei no IFS - Instituto Federal de Sergipe - antiga Escola Técnica(CEFET) no ano de 2010. Meu salário está longe desses R$ 1940,00. É um direito meu ganhar este salário já que trabalho 8 horas por dia?

    ResponderExcluir
  4. pois eh,os salarios sao risorios,so quem tem mais de 3anos de formado e com experiencia ganha isso,apesar de ser por lei!eu como o banda,deveriamos cobrar esse salario?

    ResponderExcluir
  5. sabe me dizer qual o piso salarial do técnico de edificações com crea da cidade de nova friburgo, na região serrana do estado do rio de janeiro????

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite pessoal!
    Esse piso será de nivel nacional, dependendo dos sindicatos locais o piso poderá ser maior. Bom porque ainda não estamos recebendo esse valor??Porque essa primeira vitória foi na camara federal, o proximo passo do projeto: será remetido ao Plenário da Câmara, onde deverá ser pautado para votação e aprovação em plenário.
    Vamos acompanhar Projeto de Lei nº 2861/08.

    ResponderExcluir
  7. Olá Elton parabéns pelo blog! eu gostaria de saber se a lei já passou pelo plenário? e depois do plenário ela virará lei ou terá que passar por outro lugar?

    ResponderExcluir
  8. Olá Luan, no Brasil inclusive no plenário os projetos que não são de grande interesse dos politicos ficam por um tempo parado, e é isso está parado, mas a qualquer momento será aprovado e virará lei. Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Elton! Primeiramente quero parabenizar voce pelo blog.é fantástico show de bola... ... .
    Sou de Aracaju sergipe faço edificações no IFS e tou me formando agora no fim do ano e já faço estágio a um ano em uma empresa(construtora)o dono já me disse que vai me contratar como tecnco em edificações, mais eles é daqueles empresário mal pagador que quer mão de obra boa e barata o mais barato possivel.então fica uma dúvida esse pis salárial já é lei, Já Tá valendo mesmo pois só assim ele vai me pagar adequadamente. aki em sergipe a media salárial é muito baixa.agradeço por uma resposta satisfatória.
    obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb sou de aracaju e estou pensando em fazer edificações... qual é a media salarial aki? Ismael Almeida?

      Excluir
  10. Boa Tarde Ismael, o salário base ainda não é lei, ele vai alcançar todos os técnicos industriais e agricolas. O que falta para ser aprovado? Falta ser aprovado em plenário da câmara.

    ResponderExcluir
  11. E quanto q está o piso salarial de um técnico hoje? obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Ricardo essse piso é para o Estado do Rio Grande do Sul:

    CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE
    As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de
    1º de maio de 2010 a 30 de abril de 2011 e a data-base da categoria em 1º de maio.

    CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA
    A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) Técnicos
    Industriais de Nível Médio, com abrangência territorial em RS.
    Salários, Reajustes e Pagamento
    Piso Salarial

    CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIO NORMATIVO
    Para os empregados que efetivamente exerçam atribuições de Técnicos Industriais de nível
    médio, que são os profissionais habilitados em cursos plenos, nos termos das Leis de
    Diretrizes e Bases da Educação n. 4.024/1961, n. 5.692/1971, n. 7.044/1982 e n. 9.349/1996,
    bem como do Decreto n. 2.208/1997, fica estabelecido um "piso salarial" devido a partir de
    1º.05.2010, nos seguintes valores:

    a) R$893,20 (oitocentos e noventa e três reais e vinte centavos) por mês ou R$4,06 (quatro
    reais e seis centavos) por hora, a partir do primeiro dia do mês seguinte ao que o empregado
    completar 90 (noventa) dias de trabalho na mesma empresa.

    b)R$1.342,00 (um mil, trezentos e quarenta e dois reais) por mês, ou R$6,10 (seis reais
    e dez centavos) por hora, a partir do primeiro dia do mês seguinte ao que o empregado
    completar 180 (cento e oitenta) dias de trabalho na mesma empresa.

    3.1. Este "piso salarial" será corrigido sempre que houver majoração geral e coercitiva de
    salários, na mesma proporção, não o sendo, porém, quando da majoração do salário mínimo
    legal.

    3.2. Este "piso salarial" não será considerado, em nenhuma hipótese, "salário profissional",
    ou substitutivo do salário mínimo legal, nem mesmo para fins de incidência de adicional de
    insalubridade.

    ResponderExcluir
  13. Esse salario vale pra o brasil todo?

    ResponderExcluir
  14. ola estou no 1 semestre de edificações quando me forma daqui 1 ano e 6 messes qual sera o valor do meu salario o teto????
    parabens pelo blog nota dez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Daniel Dias, será 66% do salário de engenheiro, em valores R$ 2.000,00

      Excluir
  15. Boa noite, estou pensando em fazer Técnico em Edificações mais estou em duvudas, gostaria de saber se vc(s) tem alguma dica sobre qual curso eu faço ou edificações é o que tem o melhor piso e melhor oferta de emprego?
    grato
    ps: O blog é show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Michel, o curso técnico é composto de informática pois tem que saber autocad para desenhar os projetos, também vai colocar a mão na massa para saber as técnicas de construção.
      para saber qual curso que ága mais você terá que ver o potencial da sua cidade ou região, tem industrias, como ta a construção civil, técnico em quimica para industrias paga mais ou menos igual, mas qualquer area com EXPERIÊNCIA para além do piso. Boa sorte.

      Excluir
  16. pow . Também estou com essa mesma duvida do michel ... eu fiz um curso profissionalizante de mecanica industrial no SENAI, jÁ estou estagiando na area como aux.mecanico... mais nao to conseguindo aprender e nem gostar da area. estou pensando em fazer tec. edificaçoes .. será que é uma boa escolha? como esta o mercado ? tem alguma dica ou curso pra me indicar? tenho 18 anos e moro em salvador/BA. ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Icaro Pessoa, o curso edificações é bom você vai estar direto em obras, subindo escadas, analisando projetos e fazendo-os, terá que administrar pessoas, a construção civil está em alta, Salvador existe n cursos, se eu tivesse 18 anos eu iria fazer cursos na area da marinha do brasil, exercito (esfcex), aeronautica, eu estou tentando o qco aí em salvador. primeiro deve pensar no que gosta lembrando que você é novo e se fizer um curso e não gostar fica como experiência. abraços.

      Excluir
  17. ola todo bem ? eu queria saber quando entra em vigor o piso salarial ?

    ResponderExcluir
  18. até hoje espero a resposta da minha pergunta .. se alguem poder me responder meu email é icaro717@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  19. Na área industrial que curso tecnico vcs me indicariam a fazer, qual tem melhor piso salarial?
    eu fico na duvida entre a area de mecanica, eletrotecnica, edificações entre outros.
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Junior San, todos pagam bem mas o profissional tem que ter uma grande experiencia e ser bom.
      Edificações está em alta, técnico edificações assina projeto e se responsabiliza por projetos até 80m2.

      Excluir
  20. O mercado para tecnico em edificações e bom ou ainda e uma profissão em desenvlvimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas Benevinuto, isso depende sua região, a minha região está formando em 2012 a primeira turma técnico em edificações. na na capital e região metropolitana paga muito bem e é um profissional com colocação facil nas empresas.

      Excluir
  21. O Salário minimo do técnico aqui em Goiãnia varia muito com este impasse para aprovação cada empresa paga o que quer, e isto é de R$800,00 40% - R$ 1.000,00 30% - R$ 1.500,00 10% - R$ 2.000,00 8% a R$ 2.300,00 2%. ISSO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Mizael Mariano, as empresas pagam pouco, mas como está em alta a construção civil, o profissional pode ser autonomo ganhando muito bem, pois uma planta de uma casa popular (minha casa minha vida) pode cobrar até 1200,00 pela assinatura e tirar mais se se responsabilizar pela obra.

      Excluir
  22. Ola boa tarde, meu nome e Jorge Manoel Machado, sou formado em desing de interiores e estou fazendo curso tecnico em edificações pelo senai aqui em Balneario Camboriu SC, aqui a media salarial esta mais alta que isso na faixa de R$2.000.00 a R$3.000.00 e existem tecnicos com experiencia ganhando na faixa de R$5.000.00, pois nossa cidade virou tendencia nacional em desing e arquitetura na construção civil,e verdade que tecnico em edificações ira atuar na construção civil entre o engenheiro e o mestre de obras? Obrigado pelo espaço o blog e show de bola, parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa noite Pedrosr9, é infelizmente não pis no caso de prefeituras elas estão garantidas ou seja podem definir o teto, mas verifica com advogado se você pode realizar serviços como autonomo tipo assinar plantas de casas populares por planta você ganha até 1200,00.

      Excluir
    3. Boa Noite projetos 3d, trabalhava em uma empresa construção de edificios, hoje o técnico em edificações é os olhos do engenheiro na obra, porque? com o estudo técnico o profissional pode verificar se estão sendo seguidas todas as NORMAS DE SEGURANÇA e normas técnicas (NBR) e muito mais a maioria das empresas médias para cima precisão de certificados de qualidade então é muito trabalho em cima da obra, muita teoria, e o engenheiro não pode estar toda hora na obra e fica caro a empresa ter varios engenheiros então vem o técnico fazendo o Elo engenheiro - técnico - mestre.
      Muitas vezes o mestre pode ganhar mais que o técnico.

      Excluir
  23. queria saber o que vc faria se um engenheiro de sua cidade cobrasse por qualquer projeto o valor de R$250,00 por sua assinatura.Vc concorda que seria difícil de eu cobrar um valor de 1200,00 por projeto já que o intuito das pessoas é economizar?
    Nós podemos fazer levantamento topográfico de qualquer terreno ou existe limitações?
    Como cobrar pelos serviços(valores)?
    Gostaria que me ajudasse pois tenho essas duvidas. Abraço, Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim é difícil, devemos valorizar o curso, neste caso, oferece seus serviços em uma cidade vizinha, faça um marketing. Boa sorte

      Excluir
  24. Qual é a função de um Técnico Em Edificações?

    ResponderExcluir
  25. otimo blog,estou matriculado para o curso de edificaçoes para ano que vem aqui na minha cidade ,ja atuo na area como encarregado e estou a fazer o curso para ficar por dentro das partes tecnicas das coisas,bem acho que a maioria ja citou salario aqui em torno de 2000 a 3000 reais e acho que deve ficar pelo menos na minha regiao sc ate acima disso hoje sem curso ja ganho 2500 e sou funcionario publico espero salarios acima dos 3500 4000 reais tranquilamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Machado, é verdade a construção civil paga bem, eu sei que santa catarina paga muito mais que outras regiões do país.
      Obrigado por participar.

      Excluir
  26. Boa noite Elton,sou técnico em edificações há 1 ano,quanto tempo será que essa lei vai demorar para entrar em vigor e o que podemos fazer para dar um empurrãozinho para que esta aprovação entre em vigor??

    ResponderExcluir
  27. Prezados

    A Diretoria do SINTEC-BA, está fomentando essa petição junto a todos os técnicos industriais do Brasil e deputados federais. Votem, divulguem. Desde já agradecemos
    www.sintec-ba.org.br


    Segue link

    http://www.avaaz.org/po/petition/Aprovacao_da_PL_28612008/

    ResponderExcluir
  28. BOA NOITE.Meu nome é yane verusca,estou pensando muito em fazer este curso de edificações mas ainda estou com muitas duvidas.O QUE VC PODERIA MIM FALAR SOBRE.OBG.yane.verusca@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Yane, O curso é na area de construção civil, todo o dia estará em uma construção prédio etc, vai trabalhar com projetos, vai liderar grupos, inspecionar trabalhos, irá fazer projetos, também poderá trabalhar como RH na obra mesmo. Terá que saber informática (AUTO CAD), o curso é bom....boa sorte

      Excluir
  29. Elton, Boa noite.
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber, de acordo com a sua opinião, quais as melhores instituições no estado do RJ para fazer um curso técnico de edificações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Willian, não sou do Rio de janeiro mas acho que posso te ajudar,(1º) PRIMEIRO verifique as instituições públicas estadual e federal que oferecem o curso,(2º)SEGUNDO ligue para essas e verifique a quantos anos elas oferecem o curso 10, 20 ou 30 anos, (3º) TERCEIRO com certeza as instituições que oferecem o curso a mais tempo são mais solidas ou seja melhores, então faça uma visita nesta e peça a grade curricular, compare com outras e verá qual é a melhor, também verifique os equipamentos do curso, tipo laboratório de engenharia e informática, teodolito por aluno. Assim você mesmo concluirá qual é a melhor.

      Excluir
  30. Fala Elton meu rei!
    Estou mudando de profissao e vou comecar a fazer o T. Constr.
    Tenho 40 anos e sou gordo. Pergunto se isto afeta meu progresso na area, ou mesmo se me atrapalha a arrumar um emprego no ramo.
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessé de Deus, o que vai importar não vai ser se você tem um sobre peso ou é muito magro, mas sim a sua capacidade e competência aliado de um profissionalismo, acredito que sua questão está voltada as atividades na construção civil, digo por experiencia própria, você não terá problemas, acredito que isso acontecerá em qualquer profissão que você escolher, abraços...

      Excluir
  31. Fala Elton tudo numa boa?!

    Tenho 27 anos e sou GORDO.. e estou pensando em fazer um Curso Tecnico em Edificações e gostaria de saber se por eu ser GORDO isto afetaria meu progresso na area, ou mesmo se me atrapalha a arrumar um emprego no ramo.
    Valeu!???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Guilherme, o que vai importar não vai ser se você tem um sobre peso ou é muito magro, mas sim a sua capacidade e competência aliado de um profissionalismo, acredito que sua questão está voltada as atividades na construção civil, digo por experiencia própria, você não terá problemas, acredito que isso acontecerá em qualquer profissão que você escolher, abraços...

      Excluir
  32. Boa tarde amigo, eu sou técnico em edificações aqui em salvador a mais de 6 meses, gostaria de saber se esse piso é lei aqui nesta região e como posso fazer pra cobrar meus direitos?

    ResponderExcluir
  33. Olá sou Técnico em Edificações, sou de Aracaju, aqui a média salarial para os iniciantes é em torno de R$ 800,00, uma vergonha não? más melhor que nada. Ainda não existe um piso salarial aprovado para nossa categoria, o nosso salário vai depender do bom senso do empregador podendo ser até o mínimo... aqui em Sergipe nem tem um representante sindical para área, mas acredito na evolução e que a união faz a força rsrs. quem é de Aracaju/SE ou interessados vamos reivindicar uma melhor condição. segue meu blog aos interessados: http://acervostecnico.blogspot.com.br/2012/10/o-que-faz-um-tecnico-de-nivel-medio.html
    Ainda não postei nada sobre o assunto. em breve postarei.

    ResponderExcluir
  34. Olá! vou fazer o curso d tecnico em edificações, mim interecei nessa aréa pq sou boa em desenho e futuramente pretendo fazer arquitetura ou engenharia, mas tenho 18 anos e sou ''mulher'', tem alguma coisa q atrapalhe eu mim empregar nessa aréa? existe algum tipo d preconceito por ser ''mulher''? Pq pesquiso na net e sempre nas minhas pesquisas ér raro vér uma mulher, ou sempre as palavras vem no masculino! e cm passo d onibus perto d obras por exemplo: Ñ Vejo mulheres! Sera q ér uma Boa aréa para Mim? E Qual a media salarial d uma estagiaria no primeiro emprego? e o salario depois q eu terminar o curso? Pq pretendo trabalhar o mais rapido possivel! Obg gostei do site tirou muita duvidas! E Se possivel respondão ;)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamyres, varia muito de empresa. mais o Mercado quer mesmo é pessoas competentes, pois hoje em dia qualquer cachorro faz um curso tecnico e se diz ser bom. Mais o mercado quer quem tenha mais conhecimento possível na ária. Eu fiz um curso de Mestre de obras a 6 meses trás. E fui em 2 canteiros de obra onde havia 1 um mulher em cada um desses canteiros, elas eram formadas em tecnico em edificação. Ou seja, depende muito de sua potencialidade e de sua vontade de trabalhar e saber sempre um pouco mais.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. oi Tamyres!!! Então, eu sou técnica em edificações já a alguns anos e, posso afirmar que sim, infelizmente há uma certa "dificuldade" da inserção da mulher na obra, de forma direta. Algumas amigas minhas até conseguiram, mas a grande maioria não conseguiu...a boa notícia é q o técnico pode fazer várias coisas e, como no meu caso, a grande maioria das técnicas que conheço ainda trabalham como tal, dentro da área, mas não dentro de uma obra. Acredito que o que define sua colocação na área é o estágio. Se você conseguir um estágio em obra, será seu diferencial, e provavelmente não terá problemas em encontrar emprego em obra.Pelo menos, aqui no Rio de Janeiro a realidade é essa.
      Espero ter ajudado...um abraço!

      Excluir
  35. Bom dia.
    Vou começar o curso em julho deste ano,sou de salvador-ba alguem sabe o estado com campo mais aberto para obter vaga na area.

    ResponderExcluir
  36. Elton, boa tarde, me chamo Evanio e sou tecnico de Segurança do trabalho formado pelo senai desde 2010,e ao ler as postagens aqui de seu super blog percebi que a galera tem muita duvida sobre em qual área atuar. Pois bem, vale ressaltar que, todas as áreas técnias são bem remuneradas (se levarmos em concideração o salário mínimo hj no Brasil), o único problema em todas elas e a inicialização, ou seja, o primeiro emprego na área,mais assim sendo, depois que se inicia na área nunca mais vc ficará desempregado. E se não gostar da área use o que ganhar nela para de formar em outra...

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo blog!...

    Olá pessoal, meu nome é Tiago, faço projetos Arquitetônicos e civis, faço Plantas humanizadas e maquetes eletrônicas.

    Cara, tô pensando em fazer o curso de tec. em edificações. Mais me parece não viável. pois meu salário hoje é de 1600,00 (liquido) e detalhe sou profissional não tenho nenhum nível Tec.

    ai vou fazer tec em edificações pra diminui meu salário?
    Piso salarial de um Cadista hojé dependendo do que ele tem a oferecer e da ária que ele atua é em torno de 1.200,00 a 3.000,00 e de um tec em edificações é de menos de 1.500,00? kkkkkkkkkkkkkkk
    isso ai é uma piada!?. Pagar sindicado e eles não fazem nada, trabalha tendo feito curso tec e mais cursos complementares pra no final ganhar média de 1.500,00? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Moro no interior da Bahia, e morei em Aracaju 3 anos. Aracaju não valoriza o pessoal do ramo civil. eles tem em grande quantidade por isso oferece "migalhas" Se caso quiser ganhar dinheiro em que ir pra o sul ou buscar uma boa chance de emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Pimenta, obrigado por participar do Blog, existe empresa e empresa no mercado, conheço mestre de obras com 2º grau completo que ganham 10 mil em porto alegre porém tem vasta experiência e possui a confiança dos eng.
      um téc edificações o salário deve ficar na casa dos 2 mil reais, dependendo o estado.

      trocando de assunto, eu estou ganhando dinheiro, com Marketing Multinível, fiz um investimento comprei 4 franquias, como se você fosse colocar um negocio. com 4 franquias eu ganho 3 mil e 200 reais por mês para ficar 10 minutos por dia anunciando o voip da empresa TELEXFREE. se tiver interesse manda um e-mail para mim com seu fone que te ligo. para se cadastrar na minha rede acesse www.telexfree.com/eltonjn click em cadastro selecione partiner + adcentral Family e faça o cadastro, após entre no seu back office e imprima sua fatura, e participe da rede que mais cresce no brasil.

      Excluir
  39. Bom dia, gente.
    Tudo bem?
    Um Técnico em Edificações com o CREA em Pernambuco, qual seu piso salarial? Desde já grato pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ser para todos R$ 1940,00 segunda a lei que será aprovada, http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=384006

      Excluir
  40. Olá, sou estagiária a nove meses em uma empresa no Rio Grande do Norte só que desde o terceiro mês exerço a função de engenheira, faço tudo e um pouco mais em três obras.. Agora meu chefe quer me contratar só que quer me pagar um salário de contra mestre não chega nem a 1200,00 isso é permitido?

    blog fantástico, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maisa Alves, tudo bem, vou te dar uma dica importante neste seu caso, procure o sindicato na sua cidade, e tira essa duvida pois eles são mais indicados para te dar uma resposta técnica. Minha dica é anota tudo o que faz, e depois pode pedir algo na justiça se achar necessário. Qualquer coisa meu facebook é www.facebook.com/eltonjn01

      Excluir
  41. tecnico em edificações pode assinar projetos de casa tambem,e é o mesmo que tecnico em construção civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Flávio, pode assinar...temos limites de execução de obra: 80m².
      Agora, com base no curso que fiz, não me sinto capaz de projetar um projeto estrutural, por exemplo, pois no curso tive apenas uma pequena base do que seria este projeto.Mas acredito q isso varia muito, desde o curso feito a experiência de cada técnico. Já trabalhei com um técnico que sabia de TUDO, muito mais do que um engenheiro recém formado, por ter uns 20 anos de experiência.
      Sobre a diferença entre tecnico de construção civil e de edificações, ela não existe.São o mesmo profissional...pelo menos aqui no Rio de janeiro não há diferenças...
      espero ter ajudado ;)

      Excluir
  42. Olá boa tarde, galera alguém ai já sabe com precisão qual vai ser o salário minimo do Tec. em Edificações em 2014?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  43. Elton Jonas você sabe se este salário vai sair para este ano ainda?
    Desde já agradeço
    Um abraço

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Opaa tudo numa boa?

    to pra começar o curso tecnico em edificação aqui em Porto Alegre.. na FIERGS estou indeciso.. pois tem outro colegio chamado CRISTO REDENTOR e uma escola tecnica tambem que tem o curso tecnico em edificação.. so que na FIERGS tem curso superior de ENGENHARIA CIVIL e la o curso tecnico em edificações e dentro do campo... so que nao encaminha pra estagio.. no caso o aluno tem que ir atraz.. pra mim que quer fazer seria melhor fazer na FIERGS que ja e dentro do campo da engenharia civil.. o que vc acha? e outra coisa.. estou fora do PESO.. sera que nao me atrapalha para entra no mercado de trabalho por ser GORDÃO?? fico com medo de fazer o curso e nao conseguir entrar na area... fico no aguardo da sua resposta.. valeuuuu

    ResponderExcluir
  47. olá, pessoal; sou técnico em edificações a dois anos e agora saiu um concurso aqui na cidade onde resido, porém o salário não é muito atrativo ai eu indago?sera que demora muito a virar lei esse piso salarial?

    ResponderExcluir
  48. Tô indignada.. Vim olhar esse post com uma gota de esperança. E descubro que existe uma lei em trâmite a quase 3 anos que ainda não foi aprovada! Até quando nós técnicos vamos ficar a mercê dos empresários para ter um salário decente. Sou formada há 4 anos e ainda hoje sofro com relação ao salário. Sou de Aracaju/SE. Infelizmente por aqui a valorização não é muita.

    ResponderExcluir
  49. Qual é o salario de um Técnico hoje no SAAE de Jacarei?

    ResponderExcluir
  50. Boa noite!
    PL-02861/2008 - Altera a Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966, para estender aos técnicos de nível médio, regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e nos de Química, o piso salarial mínimo.
    Este projeto é muito e estou torcendo para ser aprovado logo.
    Sou Técnico em Edificações e fico alegre porque irá beneficiar milhares de colegas que trabalham sob o regime CLT.
    Trabalho no setor público (Estatutário) e juntamente com outros milhares de colegas ficaremos a merce do setor público.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite!
    Encontrei uma Petição na internet referente a PL 2861 - 2008. Quem puder e quiser assinar, talvez ajude a nossa classe trabalhista a perceber melhores ganhos.
    O link para a assinatura é o seguinte: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2011N7463

    Grato!

    ResponderExcluir