terça-feira, 3 de maio de 2011

BARRAGEM DE TERRA

Consideram-se Barragens de Terra aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída por solo ou enrocamento. O solo é correntemente utilizado como material de construção neste tipo de obras, sendo extraído da área de implantação da barragem, o as torna sob o ponto de vista ambiental, menos agressivas do que as barragens de betão.

Sinteticamente, uma barragem de terra pode caracterizar-se da seguinte forma:
- Uma estrutura localizada de forma a permitir a retenção da água, vulgarmente designada por corpo da barragem;
- Uma área a montante em que é armazenada a água de forma a permitir o seu uso durante todo o ano, usualmente designada por albufeira.
- Um conjunto de estruturas e órgãos hidráulicos que permitem efectuar a transposição da água de montante para jusante, seja para proteger a estrutura de retenção de eventuais galgamentos como para uso posterior nos mais variados fins.
O corpo da barragem é uma estrutura por vezes complexa, constituído por diversos materiais que cumprem funções distintas. De uma forma sucinta, o corpo da barragem é constituído essencialmente por um núcleo em material argiloso que impede a percolação da água, dois maciços estabilizadores situados a montante e a jusante do núcleo que pretendem garantir a estabilidade do corpo, um conjunto de drenos e filtros que visam dotar a barragem de zonas de escoamento da água que circula por infiltração e reduzir os riscos de fendilhação, uma protecção do talude de montante que está sob o efeito directo da acção da água, e que no perfil tipo apresentado é constituído por um material de enrocamento e uma protecção do talude de jusante contra a acção da água e do vento.
A fundação da barragem, no caso de ser constituída por materiais permeáveis, ou seja, materiais passíveis de permitir a circulação da água, deve ser tratada de forma a que sejam melhoradas as suas características, de forma a que possa cumprir as funções que dela se pretendem, que são as de suportar as cargas transmitidas pelo aterro e de diminuir a percolação da água de montante para jusante.
Para isso, são estudadas soluções que vão desde a utilização de cortinas de contenção e impermeabilização no prolongamento do eixo longitudinal da barragem ou tapetes filtrantes entre a fundação e a base de assentamento do corpo da barragem até à execução de drenos em brita em toda a zona de fundação do corpo da barragem combinados com tapetes impermeáveis constituídos por materiais argilosos que se estendem, por vezes, várias dezenas de metros para montante.
Por vezes, no caso de a camada permeável ser constituída por uma camada de espessura pequena, é apenas prolongado o núcleo no sentido descendente.
Se os solos não apresentarem a necessária capacidade de suporte, devem ser retirados e substituídos por material com as características adequadas.
A ligação entre o corpo da barragem e os seus encontros com o terreno envolvente deve também ser alvo da máxima atenção de forma a impedir que essas zonas sejam locais de instabilidade para a barragem.
Dos órgãos hidráulicos de uma barragem de terra destacam-se os seguintes:
- O descarregador de cheias permite, no caso de a água ultrapassar a altura máxima admissível, efectuar a sua descarga, impedindo o galgamento da barragem;
- O circuito de tomada de água, que tem como função captar a água da albufeira a montante, transportá-la para outros locais com as mais diversas finalidades e prosseguir objectivos específicos ou múltiplos, designadamente hidroeléctricos, hidroagrícolas e de abastecimento de água às populações;
- A descarga de fundo, que tem como função permitir esvaziar completamente a água armazenada na albufeira e também funcionar como auxiliar de esvaziamento da albufeira em casos de emergência;
- O circuito hidráulico de derivação provisória que permite desviar o rio na fase de construção da barragem;
A jusante da barragem estão situados os dispositivos que permitem restituir a água ao leito original do rio quando esta é evacuada pelos órgãos hidráulicos de descarga de cheias e de descarga de fundo bem como a água que é resultante da captação efectuada pelo sistema de drenagem existente no corpo da barragem.
A albufeira é a área onde se armazena a água, devendo por esse motivo ser desmatada e liberta de quaisquer elementos de contaminação, antes de ser efectuado o seu enchimento.
As Barragens de Terra podem servir para outros fins, designadamente, de correcção torrencial e de protecção e regularização fluvial.

Fonte: http://www.engenhariacivil.com/barragens-terra

Técnicos em edificações podem trabalhar na execução destas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário